Não há como começar esse blog senão falando sobre o fascinante do comportamento humano. Ontem revi Rashomon e me lembrei do que me motivou a ir para economia e não para qualquer outra carreira. O fato de ser uma profissão relativamente eclética e o medo de perder emprego para DJ sendo músico pesaram, mas ser aparentemente a única ciência social com uma teoria geral explicativa razoavelmente aceita foi fundamental. Nada contra antropologia, ciências políticas e as demais¹, mas a capacidade de explicar o homem minimamente bem só vejo na economia depois de Von Neumann e Morgenstern².
Voltando ao assunto original, Rashomon é um grande filme por ilustrar isso. Retrata como é difícil atingir o passado sem viéses se não há uma ciência testada antes. Admito que os historiadores fazem um trabalho maravilhoso ao tentar descobrir o que já aconteceu e sei que, como diria Fabiano Pegurier (professor de ciências políticas do Ibmec), a História é o laboratório favorito dos economistas. No entanto, as inúmeras explicações fornecidas para um mesmo fato histórico mostram que por si só a História não basta. É necessário ter algo coerente com a ação humana para interpretar de maneira decente o que se passou.
Não quero contar o filme, mas basta saber que ocorre um crime e são dadas várias versões para ele, uma feita por cada participante. Nenhuma parece realmente falsa, são todas construídas com uma lógica aceitável. O samurai que se suicida por ter perdido a honra, o bandido que se vangloria por ter derrotado um grande guerreiro e ter feito a esposa dele se entregar, a mulher que mata o marido para não vê-lo sofrer e desprezá-la. Tudo faz sentido dentro de um contexto do Japão feudal, o que muda é o personagem a ser glorificado.
No final, o que provavelmente aconteceu teve um quê de Nelson Rodrigues e, a princípio, é o mais improvável. A mulher causa uma luta passional - um contraponto a realidade técnica dos personagens masculinos³ - o samurai perde por azar e ninguém é honesto. Não se chega a uma conclusão clara por faltar saber como os seres humanos se comportam. Esse foi o motivo para eu ter entrado em economia e me interessar por Teoria da Escolha. Também é o motivo para eu recomendar a todos que estudam o homem assistir Rashomon.
Abraços.
_________________________________________________________________
¹ Até sociologia. Só tenho contra alguns sociólogos.
² Não que eu ache a teoria deles perfeita... se quero estudar isso é porque acho que ainda há muita coisa a ser feita. Entretanto, que eles são sensacionais não nego.
³ Para mim um dos grandes momentos do cinema é essa mudança. Sério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário